Prezados alunos,
Conforme havia falado, eu tinha uma boa notícia para nós, do curso de Direito.
Não quis informar em primeira mão, pois deixei a Reitoria anunciar primeiro a boa notícia.
Vocês agora fazem parte de um curso com o conceito 5 - conceito máximo da avaliação do MEC.
O Curso de Direito sofreu uma avaliação in loco de uma comissão do INEP/MEC (2 avaliadores), aos quais acompanhei na visita às instalações físicas e demonstração de projetos futuros, como a criação do Núcleo de Prática Jurídica e a possibilidade de estágio dos alunos no futuro Complexo Judiciário, além de apresentar os dados necessários para o relatório final da comissão.
Isto é ótimo para nós do Curso de Direito, saber que estamos fazendo um curso de qualidade. Esperamos manter este nível de excelência e aprimorar cada vez mais o curso.
No entanto, devemos dar o mérito deste resultado ao Reitor, Prof. Josivan Barbosa, que muito lutou para a criação do curso, além de conseguir recursos para a criação das estruturas físicas e contratação do corpo docente.
Segue a notícia divulgada no site da UFERSA:
"O curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido recebeu conceito 5 na primeira avaliação de regulamentação. O curso, que estreou esse semestre com 40 alunos, recebeu a nota máxima numa pontuação de 1 a 5. A avaliação de regulamentação de curso de direito da UFERSA foi feita pelo Ministério da Educação e Cultura e pela Ordem dos Advogados do Brasil.
Segundo o reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, nessa primeira avaliação o MEC e a OAB levam em consideração três quesitos básicos: organização pedagógica, corpo docente e instalações físicas. “Ficamos bastante satisfeito com essa primeira avaliação onde obtemos o conceito máximo, com dois pontos há mais que o valor exigido para a regulamentação que é a nota 3. E mais uma prova que estamos no caminho certo dentro do processo de expansão da Universidade Rural do semi-Árido”, acredita o reitor Josivan Barbosa.
O primeiro, a organização dos dados pedagógicos que inclui o projeto, objetivo e número de vagas do curso, a matriz curricular, a metodologia e o atendimento aos estudantes. Nesse quesito a UFERSA recebeu conceito 5.
No segundo quesito é avaliado o corpo docente que engloba a parte de administração acadêmica, composição e titulação dos professores e coordenação do curso, número de alunos por docentes, pesquisa e produção cientifica dos professores, número de alunos por turma e o número médio de disciplina por docentes. O conceito do curso nesse quesito foi 4.
E no terceiro é último quesito são avaliadas as estações físicas gerais como sala de professores e de reunião, gabinetes de trabalho, salas de aulas, acessos dos alunos a publicações especializadas e a equipamentos de informática. Nesse quesito a universidade também recebeu conceito 5".