sexta-feira, 26 de março de 2010

Curso de Direito da UFERSA recebe conceito máximo

Prezados alunos,

Conforme havia falado, eu tinha uma boa notícia para nós, do curso de Direito.

Não quis informar em primeira mão, pois deixei a Reitoria anunciar primeiro a boa notícia.

Vocês agora fazem parte de um curso com o conceito 5 - conceito máximo da avaliação do MEC.

O Curso de Direito sofreu uma avaliação in loco de uma comissão do INEP/MEC (2 avaliadores), aos quais acompanhei na visita às instalações físicas e demonstração de projetos futuros, como a criação do Núcleo de Prática Jurídica e a possibilidade de estágio dos alunos no futuro Complexo Judiciário, além de apresentar os dados necessários para o relatório final da comissão.

Isto é ótimo para nós do Curso de Direito, saber que estamos fazendo um curso de qualidade. Esperamos manter este nível de excelência e aprimorar cada vez mais o curso.

No entanto, devemos dar o mérito deste resultado ao Reitor, Prof. Josivan Barbosa, que muito lutou para a criação do curso, além de conseguir recursos para a criação das estruturas físicas e contratação do corpo docente.

Segue a notícia divulgada no site da UFERSA:


"O curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido recebeu conceito 5 na primeira avaliação de regulamentação. O curso, que estreou esse semestre com 40 alunos, recebeu a nota máxima numa pontuação de 1 a 5. A avaliação de regulamentação de curso de direito da UFERSA foi feita pelo Ministério da Educação e Cultura e pela Ordem dos Advogados do Brasil.

Segundo o reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, nessa primeira avaliação o MEC e a OAB levam em consideração três quesitos básicos: organização pedagógica, corpo docente e instalações físicas. “Ficamos bastante satisfeito com essa primeira avaliação onde obtemos o conceito máximo, com dois pontos há mais que o valor exigido para a regulamentação que é a nota 3. E mais uma prova que estamos no caminho certo dentro do processo de expansão da Universidade Rural do semi-Árido”, acredita o reitor Josivan Barbosa.

O primeiro, a organização dos dados pedagógicos que inclui o projeto, objetivo e número de vagas do curso, a matriz curricular, a metodologia e o atendimento aos estudantes. Nesse quesito a UFERSA recebeu conceito 5.

No segundo quesito é avaliado o corpo docente que engloba a parte de administração acadêmica, composição e titulação dos professores e coordenação do curso, número de alunos por docentes, pesquisa e produção cientifica dos professores, número de alunos por turma e o número médio de disciplina por docentes. O conceito do curso nesse quesito foi 4.

E no terceiro é último quesito são avaliadas as estações físicas gerais como sala de professores e de reunião, gabinetes de trabalho, salas de aulas, acessos dos alunos a publicações especializadas e a equipamentos de informática. Nesse quesito a universidade também recebeu conceito 5".

Nenhum comentário:

Postar um comentário