quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Neonazistas alemães lançam campanha em frente a museu judeu

Pôster eleitoral do partido de extrema-direita NPD foi pendurado em frente ao museu judeu de Berlim. Foto: AFP

O partido alemão de extrema-direita NPD lançou uma campanha de propaganda nas ruas de Berlim com a aproximação das eleições com o slogan "Gas geben!" ("A toda marcha!"), constatou nesta quinta-feira a AFP.

O partido, abertamente racista, antissemita e revisionista, apresenta nos cartazes exibidos na capital - incluindo em frente ao museu judeu - o chefe do NDP, Udo Voight, montado em sua moto.

A campanha foi classificada como uma "provocação" por Franz Schulz, prefeito do bairro onde o museu se encontra.

Segundo o jornal berlinense Tagesspiegel, o cartaz também foi colocado em frente à casa onde foi planejada a morte dos judeus, durante a conferência de Wannsee, no dia 20 de janeiro de 1942.

Procurado pela AFP, o museu judeu não fez nenhum comentário.

O NPD, criado em 1964 por ex-membros do partido nazista que governou a Alemanha até a Segunda Guerra Mundial, contava com entre 6 e 7 mil membros em 2009, mas nunca esteve representado no Bundestag (Câmara de Deputados).

Ele conseguiu, no entanto, ter representação em vários parlamentos regionais e atualmente está presente no da Saxônia e no da Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, dois estados federais da ex-Alemanha Oriental.

Udo Voigt foi condenado em 2004 por chamar Hitler de "grande estadista". Os eleitores berlinenses irão às urnas no dia 18 de setembro.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5302308-EI8142,00-Neonazistas+alemaes+lancam+campanha+em+frente+a+museu+judeu.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário