quarta-feira, 25 de abril de 2012

Esclarecimento de fatos sobre o Curso de Direito - e comentários sobre a opção do Prof. Arimatea para o cargo de Reitor

Venho aqui utilizar este espaço para falar um pouco sobre o Curso de Direito da UFERSA e de algumas inverdades que estão sendo levantadas nesta "corrida eleitoral" para a Reitoria da UFERSA.

Estou na instituição desde 2008, e tendo o curso se inicado em 2010, pude acompanhar os seus passos iniciais.

Muito se fala em irresponsabilidade na criação do Curso de Direito. Pois bem. Se não fosse a coragem dos gestores atuais, e aí falo do atual Reitor, Prof. Josivan, e do Pro-Reitor de Graduação, Prof. Arimatea, não teríamos o curso de Direito. Estes enfretaram toda uma barreira de oposição dentro da própria Universidade, pois a mentalidade era outra.

O projeto do curso foi elaborado em 2007 e durante quase três anos ele esteve em tramitação no MEC. Neste intervalo, houve uma série de solicitações do MEC quanto à documentação, e culminou com a autorização formal e com a visita de uma comissão avaliadora do INEP no início de 2010.

Pois bem, vamos aos fatos:

1) Se irresponsabilidade houvesse na criação do curso, o mesmo não seria autorizado pelo MEC.

2) Se irresponsabilidade houvesse, o curso não teria sido avaliado com a nota máxima na pontuação de avaliação do INEP, que foi a nota 5. Esta nota foi dada pelos avaliadores oficiais do INEP em visita à Instituição, que teve o meu acompanhamento, tendo em vista que fui o primero coordenador do curso.

3) Se irresponsabilidade houvesse, o curso hoje não seria o mais concorrido da UFERSA. Basta analisar as estatísticas do ENEM.

4) Se irresponsabilidade houvesse, o curso hoje não seria o mais concorrido na etapa de transferência externa, onde alunos matriculados em outras instituições podem ingressar na ufersa através de um exame de avaliação.

5) Se irresponsabilidade houvesse, a OAB estadual e o Conselho Federal da OAB não teriam recomendado o curso no processo de criação do mesmo.

Seguramente o resultado do trabalho dos professores em sala de aula tem feito com que o curso tenha ganho uma notariedade na sociedade. A prova é a grande procura pelo curso. Lembrem-se que diferentemente das faculdades particulares, na Ufersa não há propaganda para atrair novos alunos. Os alunos vêm até a Instituição por acreditar no curso.

Há duas preocupações que afligem alguns, dentre eles professores, servidores e alunos, muitas vezes por receberem informações falsas nesta campanha eleitoral. Estas se referem a:

1) Livros na Biblioteca. Desde já, informo que na última solicitação de livros da minha gestão na coordenação do curso (fui coordenador de janeiro de 2010 até setembro de 2011), fui autorizado pelo Professor Arimatea, então Pro-Reitor de Graduação, a simplesmente dobrar a quantidade de livros requisitados para o curso. Isto foi no ano passado. Recordo-me que fiz uma solicitação de livros suficientes para atender até o 6o. período do curso. Infelizmente, na área pública, há um processo de licitação burocrático e além disso, há o tombamento e cadastramento dos livros na biblioteca que demoram um pouco. Estes livros ainda estão por serem disponibilizados, fora os livros também solicitados este ano pelo atual coordenador do curso.

2) Núcleo de Prática Jurídica. Diferentemente do que já foi levantado por alguns, os alunos do curso de direito da UFERSA começarão as aulas de prática jurídica apenas no 8o. período. Assim, os alunos necessitarão do espaço da prática apenas em agosto de 2013, e não para o próximo semestre ou no começo do próximo ano, como já foi divulgado. Deste modo, há o tempo de mais de um ano para o próximo Reitor implantar o Núcleo de Prática Jurídica, o que é plenamente viável.

Desde modo, quero aqui afirmar que sempre que solicitei algo para o curso fui prontamente atendido pelo Prof. Arimatea, então Pro-Reitor de Graduação, que sempre me atendeu perfeitamente, e nunca foi contra as necessidades do curso.

Talvez hoje a grande resistência do curso seja o próprio Departamento onde o mesmo se encontra, pois há profissionais de diversas áreas, como química, veterinária, agronomia, entre outras, que muitas vezes não entendem as peculiaridades do curso. Em minha visão, para uma melhor gestão seria necessário uma modificação nesta estrutura departamental, para que as decisões tomadas pelo curso fossem prontamente atendidas sem resistências.

Desta forma, para estes próximos quatro anos, o Curso de Direito e toda a Ufersa precisará de um gestor que esteja apto a comandar a Instituição e que possa saber consolidar as conquistas já efetuadas. O nosso curso precisará de um grande aporte de recursos para a instalação do Núcleo de Prática Jurídica e a contratação de novos professores e servidores para atuar no núcleo. Acredito que a melhor opção seja quem já possui uma vasta experiência na gestão universitária da universidade como um todo, e de quem já esteve a frente das necessidades de toda a Instituição. Em minha opnião, o Prof. Arimatea, por toda a sua experiência, é a pessoa mais capaz para administrar a UFERSA. Nesta altura do campeonato, não haverá espaço para propostas genéricas apenas para iludir a classe acadêmica com discursos político-utópicos, mas sim de ações enérgicas. E quanto a isto, pelo que acompanhei o desempenho do Prof. Arimatea na implantação do Curso de Direito, ele é a melhor opção nesta eleição para reitor. 

5 comentários:

  1. Parabéns professor Rodrigo. Seu artigo é uma ilha de racionalidade em meio a tanta politicagem, imposição ideológica e truculência acadêmica.

    ResponderExcluir
  2. Prof. compartilho com sua visao porque amadurecer é o necessario para a consolidacao da entidade e do curso de Direito.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com seus posicionamentos Prof. Rodrigo Leite, porém, na minha opinião, não é função de um reitor de uma universidade dar pareceres sobre qualquer curso, ou tomar partido sobre algum deles. Vale lembrar da existência de outros diversos cursos que merecem igual atenção. Ao reitor está incumbido a formulação e realização de medidas que beneficiem a instituição com um todo, como são as polêmicas questões sobre o nosso Restaurante Universitário e o transporte. Essa função está dirigida ao Pro-reitor de Graduação e consequentes coordenadores de curso. Se utilizar de discursos focalizados se trata apenas de demagogia e jogo político. Escrevo isso como aluno de direito e estudante consiente.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. É isso aí professor Rodrigo! Algumas verdades precisam ser ditas.

    ResponderExcluir