É que no dia 11 de setembro de 2001, pela manhã, eu ainda cursava a Faculdade de Direito em Recife, e estagiava em um escritório de advocacia meio de pé de escada, onde eu praticamente fazia todo o trabalho e o advogado apenas ia para assinar e ir para as audiências de instrução e julgamento.
Bom, estava eu em uma das varas trabalhistas de jaboatão dos guararapes, prestes a entrar em uma audiência de conciliação (em que o meu cliente era o reclamante), quando recebo uma ligação no meu celular, que na época era um tijolão ...
Era a minha mãe, dizendo que o "IRAQUE está fazendo um ataque a bomba aos Estados Unidos" ...
Para mim, naquele momento não me importava os Estados Unidos (país pelo qual sempre tive muita repulsa), mas o fato era que eu tinha duas irmãs morando nos Estados Unidos há seis meses.
Eu disse que não era aquilo, pedi que ela se acalmasse e ela me lembrou das minhas irmãs. Disse que não conseguia falar com nenhuma das duas, e que a televisão estava mostrando um monte de prédio caindo e aviões sendo destruídos.
Pensei comigo mesmo: "É a terceira guerra mundial !!!".
Após tal fato, os EUA, sob o governo BUSH, implanta uma política exterior totalmente contra qualquer mecanismo multilateral, e invoca o direito de invadir territórios, etc ... Era a doutrina BUSH.
Implanta-se o PATRIOCT ACT, uma legislação feita às pressas, para poder prender suspeitos com o mínimo de provas, invade-se o Afgnestião e o Iraque, matam Sadam Hussein, nunca acham Bin Laden, criam ABU GRAIB e GUANTANAMO, fazem o que querem no território estadunidense, em nome da luta contra o Terrorismo.
A Inglaterra, como uma espécie de "cachorro babão", também aproveita a cena e cria uma lei para deter pessoas suspeitas sem direito a garantias fundamentais, se junta aos Estados Unidos na invasão de outros países, e enfim ..aplacam o terror no Mundo !!!
Hoje conversando com um amigo sobre o filme "As torres gêmeas", (que eu adoro) com Nicolas Cage, e também sobre um outro filme que retrata o sequestro de um avião naquele dia, nos pegamos refletindo que em nenhum momento se mostra porque aquelas pessoas fizeram aquilo com os Estados Unidos !!!
Infelizmente nenhum cineasta do Oriente Médio, ou da Europa, fez algum filme retratando os Estados Unidos como "o país" terrorista do Oriente Médio, numa visão oriental sobre o terrorismo.
Até agora não vi tal imagem, mas apenas a mensagem de que os Estados Unidos são os coitadinhos do mundo, e que nunca fizeram o mal a ninguém !!! Apenas defendem a democracia e os Direitos Humanos ....
Ora ...Ora....
Depois deste 11 de setembro, o mundo mudou totalmente !!!
A esperança é que o Governo de OSAMA mude a forma de atuar dos Estados Unidos externamente ....aguardemos ...aguardemos ...