quarta-feira, 15 de setembro de 2010

11 de Setembro e suas Consequências ...


Passado o dia 11 de setembro, dia do fatídico ataque terrorista aos Estados Unidos, relembro com saudade aquele dia (apesar dos pesares ...já conto ...).

É que no dia 11 de setembro de 2001, pela manhã, eu ainda cursava a Faculdade de Direito em Recife, e estagiava em um escritório de advocacia meio de pé de escada, onde eu praticamente fazia todo o trabalho e o advogado apenas ia para assinar e ir para as audiências de instrução e julgamento.

Bom, estava eu em uma das varas trabalhistas de jaboatão dos guararapes, prestes a entrar em uma audiência de conciliação (em que o meu cliente era o reclamante), quando recebo uma ligação no meu celular, que na época era um tijolão ...

Era a minha mãe, dizendo que o "IRAQUE está fazendo um ataque a bomba aos Estados Unidos" ...

Para mim, naquele momento não me importava os Estados Unidos (país pelo qual sempre tive muita repulsa), mas o fato era que eu tinha duas irmãs morando nos Estados Unidos há seis meses.

Eu disse que não era aquilo, pedi que ela se acalmasse e ela me lembrou das minhas irmãs. Disse que não conseguia falar com nenhuma das duas, e que a televisão estava mostrando um monte de prédio caindo e aviões sendo destruídos.

Pensei comigo mesmo: "É a terceira guerra mundial !!!".

Bom, terminei o que tinha que fazer e volto para casa. Na televisão, só o que passava era a imagem do World Trade Center caindo, e suposições sobre os verdadeiros culpados.

Após tal fato, os EUA, sob o governo BUSH, implanta uma política exterior totalmente contra qualquer mecanismo multilateral, e invoca o direito de invadir territórios, etc ... Era a doutrina BUSH.

Implanta-se o PATRIOCT ACT, uma legislação feita às pressas, para poder prender suspeitos com o mínimo de provas, invade-se o Afgnestião e o Iraque, matam Sadam Hussein, nunca acham Bin Laden, criam ABU GRAIB e GUANTANAMO, fazem o que querem no território estadunidense, em nome da luta contra o Terrorismo.


A Inglaterra, como uma espécie de "cachorro babão", também aproveita a cena e cria uma lei para deter pessoas suspeitas sem direito a garantias fundamentais, se junta aos Estados Unidos na invasão de outros países, e enfim ..aplacam o terror no Mundo !!!

Hoje conversando com um amigo sobre o filme "As torres gêmeas", (que eu adoro) com Nicolas Cage, e também sobre um outro filme que retrata o sequestro de um avião naquele dia, nos pegamos refletindo que em nenhum momento se mostra porque aquelas pessoas fizeram aquilo com os Estados Unidos !!!

Infelizmente nenhum cineasta do Oriente Médio, ou da Europa, fez algum filme retratando os Estados Unidos como "o país" terrorista do Oriente Médio, numa visão oriental sobre o terrorismo.

Até agora não vi tal imagem, mas apenas a mensagem de que os Estados Unidos são os coitadinhos do mundo, e que nunca fizeram o mal a ninguém !!! Apenas defendem a democracia e os Direitos Humanos ....

Ora ...Ora....

Depois deste 11 de setembro, o mundo mudou totalmente !!!

A esperança é que o Governo de OSAMA mude a forma de atuar dos Estados Unidos externamente ....aguardemos ...aguardemos ...

3 comentários:

  1. Caro Rodrigo, não nos desesperemos (rsss).
    O Seleto desde o começo deste mês está de volta e com uma boa frequência de público. No sábado passado, por exemplo, tocou lá a banda Uskaravelho de Natal.
    Estou em contato com o proprietário p/ acertarmos algumas datas de apresentações no local.
    Ademais, fique atento à agenda do blog pois, após um curtíssimo recesso, a banda voltará nos dias 24 e 25 deste mês ainda.

    Abraço!

    Alfredo

    p.s. Mande o seu email p/ te deixarmos a par das novidades.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente essa é a nossa concepção de cultura. Sempre tentamos ignorar os costumes de outros povos, principalmente para o Ocidente, o "fanático" sempre é o outro. Em se tratrando da invasão americana ao Iraque, creio que foi bem semelhante a guerra do Vietnã, os Estados Unidos saíram bem mais derrotados do que vitoriosos,não conseguindo empreender seu maior sonho: dominar o Oriente Médio e se apoderar das gigantes reservas de petróleo. Os maiores prejudicados de toda essa história foram as pessoas inocentes que perderam suas vidas e seus familiares...

    ResponderExcluir
  3. Amigo...Se Você Fosse Terrorista Iraquiano,Afegão ou qualquer outro,intenderia que os EUA nunca Mostram seu lado ruim,Os Habitantes do Oriente Médio sabem dessa lado,e se você vesse como EUA Matou Inocentes Mais Que os 1% de terrorista entre 100% de iraquianos,veria o lado deles,EUA fazem os Outros Sofrerem,e muitos gostam disso,Saddam Também Faz Isso,Mas Por Ser EUA Todos os Elogiam.Comparação:Saddam e seus Terroristas:Matavam aqueles que os desobedeciam ou não concordavam.EUA:Começava Guerra com aqueles que não os obedecia e as vezes Inventam desculpas para invadirem o País.Já Viu os horrores Que fazem na Prisão Abu Graib

    ResponderExcluir